Desconstruindo a Dor Lombar Crônica em Idosos.

Estou compartilhando com vocês a primeira parte de um estudo que tem como objetivo principal desconstruir a dor lombar crônica em idosos com o passo-a-passo de avaliações e recomendações de tratamento baseados em evidências e experts.

Boa Leitura!!

Desconstruindo a dor lombar crônica em idosos. Recomendações de avaliação e tratamento passo-a-passo baseadas em evidências e experts: Parte I: Osteoartrite do quadril.

Por: Debra K. Weiner MD, Meika Fang MD, Angela Gentili MD, Dr. Gary Kochersberger MD, Zachary A. Marcum PharmD, PhD, Michelle I. Rossi MD, MPH, Todd P. Semla MS, PharmD, BCPS, FCCP, AGSF, Joseph Shega MD

O objetivo desse estudo é apresentar o primeiro de uma série de artigos destinados a desconstruir a Dor Lombar Crônica (DLC) em idosos. A série apresenta a DLC como uma síndrome, uma forma comum de expressão de vários fatores contribuintes, ao invés de uma doença localizada exclusivamente na coluna lombossacral. Cada artigo aborda um dos doze importantes contribuintes para a dor e a deficiência em idosos com dor lombar crônica. Este artigo trata da Osteoartrite do Quadril.

O algoritmo de avaliação e tratamento, uma tabela que relaciona os componentes individuais do algoritmo, e recomendações graduais de drogas foram desenvolvidos usando uma abordagem modificada do método Delphi. Estavam envolvidos na elaboração deste material um pesquisador principal, uma banca de cinco experts e outra de 9 profissionais de atendimento primário.

O algoritmo foi desenvolvido tendo em mente medicamentos e outros recursos disponíveis pela “Veterans Health Administration” (Conselho de Saúde dos Veteranos). Como os membros da banca não eram exclusivamente do VHA, o estudo pode ser aplicados tanto em veteranos quanto em civis.

Como resultado, apresentamos um algoritmo e materiais de apoio para ajudar a guiar o tratamento de idosos com Osteoartrite de Quadril, um contribuinte importantíssimo da Dor Lobar Crônica. O caso ilustra um exemplo complexo de Dor Lombar Crônica no qual a osteoartrite do quadril foi um fator muito importante para a DLC.

A conclusão foi que a osteoartrite de quadril é comum e deve ser avaliada rotineiramente em idosos com DLC para que um tratamento direcionado seja realizado.

Para ler o estudo completo em inglês, clique aqui.

Não esqueçam de deixar sua opinião abaixo  sobre o material para eu saber se continuo postando as outras partes desse estudo.

Obrigada e até o próximo post.